Trilhas em Tenerife

Trilhas em Tenerife

Tenerife é uma ilha perfeita para fazer trilhas. A variedade de paisagens que a ilha oferece e o bom clima o ano inteiro são dois grandes atrativos para descobrir a ilha a pé.

Tenerife é um paraíso para os amantes de trilhas e natureza. O clima subtropical dessa ilha vulcânica permitiu a fusão de paisagens muito diferentes em um só lugar, pelo que passear em Tenerife a pé é uma excelente maneira de apreciar os contrastes da ilha.

Trilhas em Tenerife

Subida ao Teide

A melhor trilha em Tenerife é a subida ao Teide, o pico mais alto da Espanha. É um percurso bastante difícil devido à distância, às mudanças repentinas de temperatura e ao terreno árido e vulcânico.

A subida ao Teide saindo de Montaña Blanca, na base do vulcão, até ao cume é de cerca de 9 quilômetros com uma inclinação íngreme. A opção mais aconselhável é dividir a rota em duas etapas e passar a noite no refúgio de Altavista.

Além disso, há trilhas noturnas pelas Cañadas del Teide, uma oportunidade perfeita para ver as estrelas brilhando no céu.

Anaga

O parque rural de Anaga oferece mais de 10 trilhas diferentes que percorrem as florestas de laurissilva desta área protegida. Embora todas as trilhas estejam devidamente sinalizadas, o melhor é perguntar no Centro de Visitantes qual trilha que mais se adequa às suas preferências.

As trilhas mais famosas de Anaga são a “rota dos sentidos” e a “floresta encantada”.

  • Punta de Teno

A paisagem em Punta de Teno quase não foi modificada ao longo da história de Tenerife. Portanto, os desfiladeiros virgens, a praia e os Penhascos de Los Gigantes ao fundo fazem dessa paisagem o cenário perfeito para caminhadas.

O parque do Teno está cheio de trilhas, mas sendo uma terreno cheia de rochas, encostas íngremes e desvios, recomendamos fazer trilhas em grupo com um guia que conheça bem a área.