Geografia de Tenerife

Geografia de Tenerife

Vulcões, falésias, calas, barrancos, piscinas naturais, florestas de laurissilva... A variedade geográfica de Tenerife garante paisagens de sonho. Conheça a geografia das Ilhas Canárias e os contrastes entre as ilhas.

O arquipélago das Canárias é formado por sete ilhas de origem vulcânica divididas em duas províncias administrativas: Santa Cruz de Tenerife, com Tenerife, La Palma, El Hierro e La Gomera; e Las Palmas, com Gran Canaria, Lanzarote e Fuerteventura. Todas as ilhas são bem jovens, não chegando aos 30 milhões de anos de idade.

A formação "recente" das Ilhas Canárias nos permitiu saber como era a flora mediterrânica há milhões de anos, uma vez que muitas dessas paisagens permaneceram intactas neste arquipélago. O que torna as Ilhas Canárias tão especiais é a diversidade geográfica de cada ilha. São todas diferentes!

Existem inúmeras paisagens em Tenerife, desde os áridos desfiladeiros vulcânicos de Teide até às exuberantes florestas de laurissilva da ponta norte da ilha. Além disso, os mirantes de Tenerife são uma oportunidade perfeita para apreciar a variedade geográfica da ilha.

Este contraste também é palpável nas praias de Tenerife, que podem ser negras, brancas, douradas, de pedras ou de areia. Além disso, a costa de Tenerife também apresenta falésias vertiginosas como Los Gigantes ou vales e barrancos como os de Masca.

A ilha dos vulcões

Tenerife é a ilha de maior altitude graças ao Teide, um vulcão que se ergue a 3.718 metros de altura e que é visível de todos os pontos da ilha. A paisagem vulcânica dos vales de Teide tem uma aparência quase lunar e é uma das mais fotografadas em Tenerife. Os desfiladeiros do Teide (Cañadas del Teide) foram palco de filmes como Fúria de Titãs (Confronto de Titãs, em Portugal) e Mil Séculos Antes de Cristo (Quando o Mundo Nasceu, em Portugal).

Como curiosidade, Tenerife está cheia de vulcões ativos, incluindo o Teide. A última erupção que a ilha teve foi a do vulcão Chinyero em 1909, que durou dez dias e não causou danos à população.

As erupções experimentadas ao longo da história da ilha deixaram sua marca na geografia de Tenerife. Os lagos ou piscinas naturais são pequenas depressões na costa causadas pela passagem de lava. Outra grande consequência da origem vulcânica de Tenerife é a Cueva del Viento, um dos mais extensos tubos de lava do mundo.