Cueva del Viento

Escuridão, umidade e silêncio. São os três habitantes do interior da Cueva del Viento, o quarto tubo vulcânico mais longo do mundo com 18 quilômetros de extensão. Uma verdadeira joia geológica!

A Caverna do Vento é uma joia geológica quase única no mundo. É o quarto tubo vulcânico mais longo do planeta, com 18 quilômetros de extensão, depois dos quatro tubos havaianos. Seu nome é devido às correntes de ar que ocorrem no interior, que somadas à escuridão e silêncio da caverna, geram um ambiente quase pré-histórico.

Embora pareça estranho, a Cueva del Viento, em Icod de los Vinos, foi "redescoberta" há relativamente pouco tempo. Embora os guanches de Tenerife, os aborígenes da ilha, soubessem de sua existência há cerca de 2.000 anos, perdeu-se o rasto desta gruta depois da conquista e permaneceu inexplorada até 1970.

As explorações espeleológicas posteriores determinaram que a Cueva del Viento​ se formou há 27.000 anos pela erupção do vulcão Pico Viejo, localizado junto ao Teide.

O interior

Visitar a Cueva del Viento é entrar em um verdadeiro labirinto de passagens subterrâneas e desníveis. Esta rede de galerias se dispõe em três níveis diferentes, coisa que não ocorrem em nenhum outro tubo vulcânico do mundo.

Ao longo do percurso por este tubo vulcânico de Tenerife, aparecem estalactites de lava, pequenos lagos e restos de fósseis de animais já extintos, como a ratazana gigante de Tenerife. Além disso, vivem hoje na gruta quase 200 espécies de invertebrados adaptados ao meio subterrâneo, entre eles a barata sem olhos.

Como chegar à Cueva del Viento

A melhor forma de chegar ao Centro de Visitantes da Cueva del Viento é de carro. Se você tiver alugado um carro, deverá pegar a estrada TF5 até Icod de los Vinos e seguir os sinais que estão espalhados pelo município.

Você também pode reservar uma excursão organizada (com guia em espanhol e inglês) para descobrir os segredos da Cueva del Viento e de outros povoados de Tenerife:

Você deve ter em conta que as entradas da Cueva del Viento são limitadas e é necessário reservá-las com muita antecedência. Se você decidir visitar a Cueva del Viento ao seu ritmo, poderá comprar os ingressos em sua página oficial no seguinte link:

Horário

Horário de outubro a março:
Todos os dias, exceto quintas-feiras: das 9:00 às 17:00 horas.
Quintas-feiras: das 9:00 às 18:00 horas.

Horário de verão:
Segundas, quartas, quintas e sextas: das 9:00 às 19:00 horas.
Terças, sábados e domingos: das 9:00 às 16:30 horas

Preço

Adultos: 20 (US$23,60).
Crianças de 5 a 12 anos: 8,50 (US$10,10).
Os menores de 5 anos não podem entrar.
Só é possível pagar com cartão de crédito/débito.