El Hierro

Há mais de 500 anos, El Hierro era considerada a ilha que marcava o fim do mundo, o "meridiano zero". Hoje em dia, a menor ilha das Canárias é uma atração turística para os amantes da natureza e dos esportes radicais.

A menor ilha das Canárias é um verdadeiro paraíso da natureza e dos esportes ao ar livre. El Hierro combina uma paisagem árida na costa com a vegetação exuberante que tinge as suas inúmeras ravinas. Apenas 10.000 habitantes vivem na ilha mais ocidental do arquipélago, que antes da descoberta da América era considerada o "meridiano zero".

Antes de 1492, acreditava-se que El Hierro era a porção mais ocidental da Terra do planeta, ou seja, "o fim do mundo". Durante séculos, a ponta do Orchilla foi considerada o meridiano 0, o que deu a El Hierro a sua alcunha atual: a ilha meridional. O farol histórico que guiou os navegadores da época ainda está de pé e é uma das grandes atrações da ilha.

No ano 2000, El Hierro foi declarado Reserva da Biosfera pela Unesco. Embora seja dez vezes menor que Tenerife, abriga uma quantidade semelhante de crateras vulcânicas: cerca de 800. Um verdadeiro recorde! Além disso, tem espécies únicas, como o lagarto gigante de El Hierro ou o zimbro, a árvore simbólica da ilha.

Nos anos 80, El Hierro se tornou a primeira ilha do mundo a apresentar um programa de autossuficiência energética. Você sabia que os geradores que fornecem energia para toda a ilha se movem graças à água armazenada na cratera de um vulcão?

Embora não tenha centros comerciais nem grandes supermercados, El Hierro é um excelente lugar para a prática de esportes de altitude, como parapente, canyoning ou paraquedismo.

O que ver em El Hierro

Valverde

A capital de El Hierro e sua localidade mais populosa é Valverde. É a única capital das Canárias que não é costeira, pois está localizada no interior da ilha. Apesar de ser o centro urbano mais importante da ilha, além do porto e do aeroporto, é bastante pequeno. O centro de Valverde é uma avenida, conhecida popularmente como "a rua".

La Frontera

O segundo município mais populoso de El Hierro é La Frontera. Entre suas principais atrações estão as piscinas naturais de La Maceta, o Charco de los Sargos e o hotel Puntagrande, que ostenta o recorde do Guinness de menor hotel do mundo. Só tem quatro quartos!

Mirante de La Peña

A mais de mil metros de altura se ergue o mirante de La Peña, um dos mais impressionantes da ilha. A vista panorâmica do Valle del Golfo abriga tanto ladeira cobertas de vegetação até casas tradicionais, conhecidas como casaríos, brancas e vinhedos. Além disso, aqui se encontra o restaurante-mirante, obra do célebre arquiteto César Manrique.

Santuário de Nuestra Señora de los Reyes

Este pequeno templo em La Frontera é dedicado à santa padroeira da ilha, que trouxe chuva sobre os cultivos em uma época de secas contínuas. É um dos lugares mais visitados em El Hierro devido à peregrinação multitudinária que se celebra na ilha a cada quatro anos.

Roque de la Bonanza

As interpretações do famoso Roque de la Bonanza, símbolo de El Hierro, são múltiplas e originais. Esta curiosa rocha vulcânica moldada pela erosão decora a costa leste da ilha.

El Julan

O Parque Cultural El Julan mantém o legado dos aborígenes de El Hierro, os bimbaches. É um conjunto de petróglifos que ainda não foram decifrados, o que acrescenta uma aura de mistério a esse lugar. O parque também abriga um centro de interpretação e um fantástico mirante.

Igreja de Candelaria

Uma das imagens mais famosas de El Hierro é a ermida de Candelaria, que se ergue solitária no topo de um monte. A poucos metros se encontra a igreja homônima e um antigo estádio de luta canária.

Tiñor

Um dos povoados mais pequenos de Espanha é Tiñor. Embora não tenha nada de especial, é curioso visitar este povoado de apenas doze habitantes.

Como chegar a El Hierro de Tenerife

  • Ferry: a maneira mais comum de chegar a El Hierro de Tenerife é de ferry. A empresa Naviera Armas oferece um ferry de ida e um de volta e a duração da viagem é de aproximadamente 2 horas e 30 minutos. O preço de um bilhete de ida saindo de Los Cristianos é de 50 (US$58,50).
  • Avião: O aeroporto El Hierro está localizado na parte leste da ilha e possui apenas dois destinos: Tenerife e La Palma. Curiosamente, tem o nome coloquial de Aeroporto de Los Cangrejos. O voo saindo de Tenerife dura aproximadamente quarenta minutos e o preço oscila à volta dos 50 (US$58,50).
  • Excursão organizada: se você quiser aproveitar o encanto especial da menor ilha das Ilhas Canárias e não perder detalhes, é melhor reservar uma excursão a El Hierro saindo de Tenerife. Um guia explicará cada lugar que você visitar e não precisará se preocupar com o transporte.